Benefícios que o reboco projetado pode trazer para sua obra

capa post reboco projetado

A utilização do reboco projetado em obras é uma ótima alternativa para solucionar dois fatores importantes no acabamento: a qualidade e a economia. Ainda pouco utilizado, o reboco projetado consiste em uma técnica no qual a argamassa é projetada na superfície por meio de uma máquina. Uma mangueira transporta o material, chegando a aproximadamente 15 pavimentos de altura sem interferência no desempenho do equipamento.

No método tradicional a argamassa pode ser produzida na própria obra ou ser industrializada. Após o preparo, manualmente o pedreiro aplica a massa na superfície. A qualidade, neste caso, depende exclusivamente do conhecimento do pedreiro e da força investida no processo.

Se compararmos o reboco projetado ao método tradicional, o desperdício de material é grande, além de aumento no gasto de tempo e a necessidade de vários profissionais destinados a uma mesma função.

 

capa post compra casa 16

Já o reboco projetado, segundo especialistas, garante uma série de vantagens técnicas e operacionais para quem está construindo. A diminuição da interferência humana no processo melhora o desempenho das edificações e agiliza a etapa de execução dos revestimentos. De acordo com Rafael Pileggi, professor-doutor da Escola Politécnica de São Paulo, em uma entrevista cedida a Revista téchne,  “A projeção permite melhor compactação [da argamassa sobre a superfície] por lançar o material em grânulos pequenos, os quais se acomodam melhor diminuindo tanto a quantidade de defeitos na interface entre a argamassa e a superfície quanto o volume do material aplicado, minimizando também o ar aprisionado na mistura”.

Outra vantagem do reboco projetado é a garantia de constância da força emprega para o lançamento da argamassa, dificilmente alcançada manualmente. Essas características combinadas resultam em uma resistência de aderência maior e mais uniforme à argamassa de projeção, cuja espessura é similar às das aplicadas pelo método convencional.

O reboco projetado pode ser utilizado para rebocar paredes de qualquer ambiente, tanto interno como externos. Sua aplicação é rápida e fácil, dispensa vários equipamentos e não faz a sujeira como a causada no reboco manual.

Na SGI, a argamassa utilizada no reboco projetado possui traço de obra, além de ser aditivada com retardante de pega, o que traz benefícios no manuseio da massa, tornando-a mais maleável e retardando seu endurecimento.

Acesse a página da SGI e veja todas as vantagens de se utilizar do Reboco Projetado.